top of page

Como funciona

Como funciona o Programa de Inclusão através da Música e das Artes - PRIMA

PRIMA é distribuído em pólos de ensino localizados em áreas carentes ou de preocupação social na Paraíba. Os pólos de ensino são localizados em Escolas Públicas da rede estadual. Parcerias com Prefeituras, ONGs e instituições de semelhantes objetivos permitem a existência de pólos de ensino também em Escolas Municipais, Associações e mesmo instalações históricas como a Fortaleza de Santa Catarina em Cabedelo.

 

À medida que os pólos de ensino crescem, pólos satélites, ou "sub-pólos" de ensino são adicionados às comunidades. Alguns destes pólos são liderados por alunos mais avançados do PRIMA, para que os mesmos exerçam experiência no ramo e possam eventualmente tornar-se líderes comunitários. Este processo é supervisado por professores do PRIMA.

O pólo de ensino em Cabedelo, o primeiro a ser aberto pelo PRIMA, em março de 2012, expandiu para as áreas de Jacaré e Renascer, ao mesmo tempo que abriu dois pólos satélites, na Fortaleza de Santa Catarina e na Fundação Frei Gregório. Já o pólo de ensino em Campina Grande abriu um pólo satélite no bairro do Mutirão. Planos para semelhante expansão estão planejados para Guarabira e Cajazeiras, ambas mediante parceria com Prefeituras.



 

Cada pólo de ensino oferece aos seus alunos a oportunidade de aprender instrumentos orquestrais e participar em grupos que variam entre orquestras jovens e infantis até bandas e corais, incluindo corais de adultos.



Uma vez em operação e com grupos formados, pólos de ensino apresentam-se em diversas localidades, funções governamentais, e em cada pólo em concertos mensais. Sempre que possível os pólos atuam em conjunto, criando maior interação entre as comunidades carentes.

CATOLÉ do ROCHA

ITAPORANGA

PATOS

CAJAZEIRAS

CAMPINA GRANDE

GUARABIRA

TIBIRI

CABEDELO

JOÃO

PESSOA

Mutirão

bottom of page